Padrão de Raça Setter Gordon

Setter Gordon

Raça: Setter Gordon

Grupo: Cães de Caça e Tiro   

Função:  Cão de busca e Aponte

País de origem: Grã-Bretanha

Aprovado por: Osmir de Moraes Bastos - Presidente 

 

APARÊNCIA GERAL: cão elegante, constituído para o galope. Consistente com sua construção que pode ser comparada a um “hunter” (cavalo de caça capaz de carregar peso). A cabeça é bastante pesada e finamente cinzelado. Seu porte é inteligente, nobre e digno, não mostrando sinais de timidez ou agressividade. Ele sugere força e resistência ao invés de extrema velocidade. Aparência simétrica é qualidade essencial para a raça. 

COMPORTAMENTO e TEMPERAMENTO: o Setter Gordon é alerta, alegre, interessado e confiante. Ele é destemido, disposto, inteligente e capaz. Ele é leal e afetuoso, e de espírito forte. 

CABEÇA: mais comprida do que larga. Comprimento do occipital ao stop é aproximadamente o mesmo tamanho  do que do stop à ponta da trufa. Acima e abaixo dos olhos, seco.

REGIÃO CRANIANA

Crânio: ligeiramente arredondado e mais largo entre as orelhas. Mais largo que o focinho, mostrando espaço para o cérebro.

Stop: claramente definido.

REGIÃO FACIAL

Trufa: larga, ampla, narinas abertas e pretas.

Focinho: longo, com linhas quase paralelas. Não pontudo, nem fino. O focinho deve ser quase tão profundo quanto comprido.

Lábios: não pendentes, claramente definidos.

Maxilares e Dentes: maxilares fortes com uma perfeita, regular e completa mordedura em tesoura.

Bochechas: tão estreitas quanto a magreza da cabeça permita.

Olhos: marrom escuros, brilhantes. Nem profundos nem proeminentes, inseridos suficientemente debaixo das arcadas superciliares. De expressão viva e inteligente.

Orelhas: de tamanho médio e finas. Inseridas baixas, portadas próximas à cabeça.

PESCOÇO: longo, seco, arqueado, sem barbelas.

TRONCO: comprimento moderado.

Lombo: largo, ligeiramente arqueado.

Peito: profundo e não muito largo na frente, as costelas bem arqueadas, deixando muito espaço de pulmão. O tórax atinge o nível dos cotovelos. O antepeito pronunciado está em evidência.

Garupa quase plana, com apenas uma ligeira inclinação para a base da cauda. .

CAUDA: reta ou ligeiramente em forma de cimitarra, não alcançando abaixo dos jarretes. Portada horizontalmente ou abaixo da linha do dorso. Grossa na raiz, afinando para a ponta. Pelagem franjada começando próximas à raiz, longas, retas, diminuindo para a ponta.

MEMBROS

Anteriores: de ossatura plana, retos e fortes.

Ombros: escápulas longas, bem inclinadas para trás, ossos longos e planos próximos à cernelha. Não carregados.

Cotovelos: bem descidos e próximos ao corpo.

Metacarpos: retos.

Patas: ovais, bem fechadas; dedos bem arqueados com bastante pelos entre eles.

Bem acolchoados e almofadas plantares bem espessas.

Posteriores: da anca aos jarretes, longos, largos e musculosos. Dos jarretes às patas, curtos e fortes.

Retos da articulação dos jarrete ao solo. A região da pélvis tendendo à horizontal.

Joelhos: bem angulados.

Patas: ovais, bem fechadas; dedos bem arqueados com bastante pelos entre eles. Bem acolchoados e almofadas plantares bem espessas.

MOVIMENTAÇÃO:A aparência geral do cão em movimento é uma leve e fluente, ritmo bem equilibrado, em que a ação é agradável aos olhos, sem esforço, econômico e harmonioso. A cabeça é levada para cima e a cauda mantida em "bandeira" constantemente quando o cão está em movimento. Não deve jogar cotovelos nem patas quando indo e vindo, e a movimentação vista de perfil mostra uma forte propulsão do posterior, e uma boa cobertura de solo dos anteriores.

PELAGEM

Pelo: na cabeça, na frente das pernas e na ponta das orelhas, curto e fino. Comprimento moderado, plano e livre de cachos ou ondulações em todas as outras partes do corpo. As franjas, na parte superior das orelhas, são longas e sedosas; atrás das pernas, são longas, finas, planas e retas; franjas no ventre podem se estender até o peito e a garganta. Tão livres quanto possível de cachos e ondulações.

COR: preto profundo e brilhante sem sinal de ferrugem, com marcas de castanho. Traços pretos nos dedos e marcas pretas abaixo dos maxilares são permitidos.

Marcas castanhas: duas marcas nítidas sobre os olhos não devem ultrapassar em diâmetro, mais que 2cm. Nas laterais do focinho as marcas em castanho não devem atingir além da base da trufa; uma linha claramente definida liga de um lado a outro do focinho imediatamente após a trufa. Também na garganta e no peito, duas largas e nítidas marcas. Marcas na parte inferior das pernas posteriores e das coxas indo até a parte anterior do joelho e alargando até a face externa da perna posterior do jarrete até os dedos. Nas pernas anteriores, a marca castanho sobe até os cotovelos por trás e até as articulações dos metacarpos ou pouco mais acima, na frente. Marcas castanho ao redor do ânus.

Uma pequena marca branca no peito, é permitida. Nenhuma outra cor é aceita.

TAMANHO e PESO

altura na cernelha: machos: 66 cm.

                            fêmeas: 62 cm.

Peso: machos: 29,5 kg.

         fêmeas: 25,5 kg.

FALTAS: qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão e em suas habilidades para executar seu trabalho tradicional.

FALTAS DESQUALIFICANTES

- agressividade ou timidez excessiva.

- todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

NOTAS:

- os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.

Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade