Padrão de Raça Pomsky

Pomsky

ASPECTOS GERAIS: A aparência geral é de um pequeno, mas poderoso cão nórdico, com ossatura consistente, orelhas eretas e cauda enrolada típicas do husky.

TAMANHO:

Toy: 2-4 kg/ abaixo de 22cm

Miniatura: Acima de 4kg/ Entre 25 e 35cm

Standard: Entre 10 e 12kg/ Entre 35 e 42cm

Os cães são pesados ??em relação a altura, com ossos substanciais. Os cães outcross ou crossbred da primeira geração (F1) não devem ser penalizados pelo tamanho excessivo contanto que sejam menores do que 50cm. Pequeno, mas resistente deve ser a palavra de ordem. Substância frágil ou de ossos finos em detrimento do peso é defeituosa, mas também é um cão excessivamente pesado que não pode se mover atleticamente. Quando o peso e a altura colocam o cão em diferentes categorias de tamanho, a altura deve ser usada para fins de julgamento. Um cão maior ou menor não é mais correto pelo padrão, desde que estejam dentro do padrão.

TEMPERAMENTO:

O Pomsky é um cão alegre e carinhoso com grande humor e caráter. A timidez em qualquer grau deve ser penalizada. Os cães devem ser extrovertidos, confiantes, mas não agressivos e sociais com as pessoas e outros cães. Cães extremamente tímidos e cães agressivos de qualquer nível serão desqualificados.

CORES E MARCAÇÕES:

Idealmente, um creme ou branco ou com marcações na cabeça, face e dorso no padrão típico de "husky", incluindo uma máscara geralmente simétrica. As marcações podem ser de qualquer cor, mas merle e brindle não são desejáveis. Cães de cor sólida que não sejam brancos não são desejáveis. Padrões de partículas ou marcas irlandesas são aceitáveis. As marcas "Pinto" (incluindo a face dividida) são menos desejáveis, mas não devem ser penalizadas. A cor do nariz deve harmonizar com a cor da pelagem com pigmentação escura preferencialmente. Os olhos podem ser de qualquer cor ou combinação de cores. A cor e as marcas não devem ser consideradas mais do que a conformação geral de um cão e q tipicidade rácica no geral.

PELAGEM:

A pelagem deve ser dupla, com um subpêlo macio e pêlos de proteção que se afastam do corpo. Duas variedades de pelagem são permitidas, velvet (semelhante a um siberiano) ou plush (Pêlo mais longo no corpo e uma plumagem de cauda distinta e rufo, semelhante a um Pomerania ou Spitz Alemão). Ambos são curtos no rosto. A pelagem deve ser longa o suficiente para preencher o contorno do cão, mas uma pelagem que obscurece completamente o perfil do cão é considerada excessiva e deve ser penalizado. A pelagem não deve ser tosada, a não ser a menor aparagem para limpeza em torno dos dedos e da cauda. Um revestimento duplo excessivamente curto é uma falha grave. Uma pelagem do tipo "spaniel" plano  também é uma desqualificação.

CORPO:

O corpo é curto acoplado e ligeiramente mais longo que alto. Os cães possuem osso substancial para seu tamanho. Pescoço carregado orgulhosamente arqueado. A cauda pode ser enrolada sobre as costas ou levada para trás em movimento como uma bandeira, mas quando desenrolada, deve alcançar o jarrete. Se enrolada, a cauda deve ser longa o suficiente para formar um círculo solto de três quartos.  As costelas devem ser bem arqueadas e o peito relativamente profundo. Falha: corpo excessivamente longo, cauda "porco", dobrada ou muito curta ou bem enrolada.

CABEÇA:

A cabeça é redonda, com o focinho tendo aproximadamente 1/3 do comprimento do crânio. O focinho deve estar cheio. As orelhas triangulares devem ser pequenas e inseridas nos cantos do crânio. Os olhos são amendoados e colocados obliquamente. Os olhos não devem ser excessivamente redondos e de tamanho moderado, nem muito grandes nem muito pequenos. Mordida deve ser em tesoura. Dentes excessivamente pequenos ou fracos são falhas.  A expressão é aguda, mas doce, com uma pitada de travessura.

As pernas do cachorro devem ter aproximadamente o mesmo comprimento, do cotovelo ao chão, como a altura da cernelha até o cotovelo. Jarretes curtos e retos, foice ou  de vacas são uma falha grave. O osso deve ser redondo e os pés devem estar apertados, arrumados e relativamente grandes. Movimento: o movimento deve ser livre, elástico e flutuante.