Padrão de Raça Pastor Holandês

Pastor Holandês

Raça: Pastor Holandês

Função: Pastoreio

País de origem: Holanda

Aprovado por: Osmir de Moraes Bastos

APARÊNCIA GERAL: cão de tamanho e peso médios, bem proporcionado, bem musculoso com estrutura poderosa e bem balanceada. Cão de muita resistência, de temperamento vivaz e de expressão inteligente. De acordo com o tipo de pelo, a raça é distinguida nas seguintes variedades: pelo curto, pelo longo e pelo duro.

PROPORÇÕES IMPORTANTES: o comprimento do corpo (da ponta do ombro à ponta do ísquio) excede a altura na cernelha, aproximadamente, em uma proporção de 10:9, em suma, como um cão de trote. A proporção do comprimento do crânio para o focinho é 1:1.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: muito leal e seguro, sempre alerta, vigilante, ativo, independente, persistente, inteligente, preparado para ser obediente e com verdadeiro temperamento para o pastoreio. O Pastor Holandês trabalha de boa vontade junto ao seu dono e lida independentemente com qualquer tarefa a ele confiada.

 MOVIMENTAÇÃO: o Pastor Holandês é um trotador com movimento livre, suave e flexível, sem passadas exageradas ou largas.

 COR: Tigrado. A cor de base é dourado ou prateado. O dourado pode variar do areia claro ao castanho avermelhado. O tigrado está claramente presente por todo o corpo, juba, culotes e cauda. Muito preto é indesejável. Uma máscara preta é preferível. Pesadas marcas brancas no peito ou patas não são desejáveis. 

Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade