Artigos

09/08/2018

Pastor de Shetland

Brincalhão, Brilhante e Enérgico

Grupo 01: Cães Pastores

Função: Pastoreio

País de Origem: Grã-Bretanha

Expectativa de Vida: 12-14 anos

Tamanho: 35-37 cm

 

 

O Pastor de Shetland é um pequeno cão de pastoreio, muito ativo e ágil. Sua pelagem densa, cabeça em forma de cunha e pequenas orelhas eretas dão a ele a aparência de um Collie em miniatura.

São cães muito inteligentes e atentos, o que os tornam muito treináveis para atividades como pastoreio, agility e provas de adestramento. São cães de companhia sensíveis e afetuosos, trazendo sempre um ar de bom humor para seu lar, e também podem servir como cães de alerta, pois gostam muito de latir e são reservados com estranhos.

 

HISTÓRIA DA RAÇA

 

O Pastor de Shetland foi criado no ponto mais alto ao norte da Grã-Bretanha, nas rochosas Ilhas de Shetland. Eles eram utilizados por fazendeiros para pastorear ovelhas, pôneis e aves domésticas.

Há uma explicação do por que os Pastores de Shetlands são menores que seus primos mais próximos, os Collies. Graças ao seu tamanho compacto, os Pastores de Shetland comem menos do que os Collies e outros cães de pastoreio. Esta foi uma consideração importante para os fazendeiros da terra natal da raça, onde em tempos de clima frio e rigoroso a comida era escassa.

Não se sabe exatamente quando os Collies foram importados para a Ilha de Shetland e transformados nos pastores de shetlands, pois os criadores não deixaram registro algum sobre o processo de criação da raça. Além disso, como a ilha é de difícil acesso, esses cães ficaram praticamente isolados de outras raças, e eram desconhecidos para o restante da Grã-Bretanha até o final do século 20.

A raça foi reconhecida pelo The Kennel Club da Inglaterra como Shetland Collie, em 1909. Devido à pressão dos criadores de Collie, o nome da raça foi mudado lodo depois para Pastor de Shetland.

 

CARACTERÍSTICAS E CUIDADOS

 

O Pastor de Shetland é um cão muito inteligente e disposto a agradar, o que faz dele um excelente cão para treinamento. São muito amorosos, gentis e apegados a seus familiares. São ótimos com crianças. Porém, por serem cães pastores tem uma tendência a latir em excesso.

Apesar de ser um cão enérgico, uma boa caminhada diária será suficiente para satisfazer esses cães. Sua pelagem longa deve ser escovada diariamente, para manter os pelos livres de nós.

 

Consulte o padrão da raça: http://sobraci.com.br/padrao-de-raca-info.php?id=99