SOBRACI – Registro de Pedigree | Sociedade Brasileira de Cinofilia

Artigos

26/07/2018

Cavalier King Charles Spaniel

Afetuoso, Gentil, Gracioso

Grupo 05: Cães de Companhia

Função:  Cão de Companhia

País de Origem: Grã-Bretanha

Expectativa de vida: 12-15 anos

Peso: 5 a 8kg

 

A beleza geral, a graça majestosa e até mesmo o temperamento do Cavalier King Charles Spaniel o caracterizam como um nobre entre os cães. A expressão doce e gentil que emana de seus olhos grandes e redondos são uma marca registrada da raça.

Os Cavaliers são cães aristocratas, mas que descem alegremente de sua carruagem real para uma brincadeira no quintal de casa. Eles são muito sociáveis e se dão muito bem com crianças e outros cães.

 

HISTÓRIA DA RAÇA

Por muitos anos, a criação de cães tipo Spaniel foi um dos principais passatempos da nobreza britânica, principalmente no período da Renascença. Dois monarcas britânicos no século XVII, o Rei Charles I e seu filho Charles II, dedicaram-se especialmente a criação de uma grande variedade de cães, e foram homenageados no nome da raça. De acordo com um cronista da época, Samuel Pepys, Charles II parecia mais preocupado com sua criação de Spaniels do que com a Grã-Bretanha.

 Estes pequenos Spaniels continuaram sendo os favoritos da nobreza britânica no início do século XIX. Entre os partidários nobres da raça, estavam a família Marlbourough, que desenvolveram uma linha vermelho e branco. No final do século, na época da rainha Victória, a raça foi cruzada com cães asiáticos, como pugs e japanese chin e surgiu o cão chamado de King Charles Spaniel.

Esse novo estilo de cão tinha um crânio abobadado e uma face mais plana do que os da época de Charles. Em pouco tempo, os cães desse tipo passaram a dominar as criações e o tradicional toy spaniel da Renascença tornou-se quase extinto.

Os aficionados da década de 1920 se perguntavam se ainda existia o antigo toy spaniel retratado em retratos de seus antepassados, nos imponentes palácios britânicos. Nessa época um americano rico chamado Roswell Eldridge, ofereceu um prêmio em dinheiro para os criadores britânicos que conseguissem reproduzir aquele spaniel do passado. A perspectiva do prêmio fez com que a raça ressurgisse, e foram finalmente chamados de Cavalier King Charles Spaniel. O nome Cavalier é uma homenagem ao partido monarquista que apoiou os Stuarts durante a guerra civil que custou a cabeça de Charles I).

CARACTERÍSTICAS E CUIDADOS

O Cavalier King Charles Spaniel é um cachorro de estimação praticamente perfeito. São dóceis e afetuosos, sendo muito companheiros e ao mesmo tempo podem ser muito brincalhões. São muito adaptáveis e se adequam bem ao estilo de vida de seu dono, sendo muito feliz tendo uma vida mais ativa ou simplesmente fazendo companhia em casa.

Os cuidados com a raça são principalmente com a pelagem, que deve ser escovada regularmente para evitar nós, bem como um banho a cada duas semanas. Também precisam de uma quantidade moderada de exercícios, podendo ser uma caminhada diária.

 

Consulte o padrão da raça no link: http://sobraci.com.br/padrao-de-raca-info.php?id=159

 

Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade