Artigos

18/05/2018

Australian Cattle Dog

Alerta, Corajoso e Trabalhador

Grupo 01: Cães Pastores

Função: Manejo de Gado

País de Origem: Austrália

Expectativa de Vida: 12-16 anos

Tamanho Macho/ Fêmea: 48-50 cm /46-48 cm

Peso: 15-20 kg

 

O Australian Cattle Dog é um robusto e musculoso pastor, com grande força e agilidade. É um cão com uma imensa motivação para trabalhar, tendo prazer em atividades de caça, perseguição, e principalmente, com o gado em movimento.  Sua energia ilimitada, também o torna um excelente companheiro para corridas e exercícios.

São notoriamente inteligentes, leais, alertas e desconfiados com estranhos. É recomendado que os proprietários destes cães os coloquem em algum tipo de atividade regular, para mantê-los física e mentalmente saudáveis.

 

HISTÓRIA DA RAÇA

O Australian Cattle Dog desempenhou um papel fundamental no crescimento da indústria de carne bovina, que era um importante componente da economia australiana.

Em meados de 1800, após o período de colonização britânica, anglo-australianos iniciaram suas migrações para o interior australiano. Este território recém colonizado, tornou-se então a região principal para a criação do gado de corte. Porém para tornar essa área selvagem em boas fazendas de gado, bons cães eram necessários.

Os primeiros cães de gados utilizados na Austrália foram importados da Inglaterra, cães conhecidos como Smithfield. Porém estes não se adaptaram bem as altas temperaturas, terrenos acidentados e as longas distâncias que precisavam percorrer em suas tarefas. Assim os criadores começaram um longo processo de seleção para criar um cão capaz de lidar com os desafios do interior australiano. Smithfields foram cruzados com Dingoes (uma raça selvagem trazida a Austrália por seus primeiros habitantes), e outras raças como o Highland Collie.

Um dos principais contribuintes da raça, foi George Elliot, de Queensland, que cruzou Dingoes com Collies, e vendeu os filhotes para fazendeiros. O resultado foi um cão que estava bem próximo de ser o perfeito pastor australiano. A verdadeira perfeição veio quando dois irmãos, Jack e Harry Bagust, adicionaram dálmatas na linha de sangue dos cães de Elliot. Assim trouxeram a fidelidade e instinto protetor dos dálmatas, somando com a incrível resistência e capacidade de trabalho dos cães de Elliot. A medida que a raça foi se tornando popular e importante na região de Queensland, passaram a ser conhecidos como Queensland Blue Heeler. Mais tarde chamados de Australian Heeler, e posteriormente oficializados como Australian Cattle Dog.

 

CARACTERÍSTICAS E CUIDADOS

O Australian Cattle Dog é um cão absolutamente inteligente, determinado e incansável. Ou seja, se não for dada uma ocupação para ele, certamente irá arrumar uma atividade sozinho, e isso nem sempre pode ser agradável. Tendo um estímulo físico e mental adequados, esses cães serão os melhores companheiros para qualquer hora e aventura.

O principal cuidado com o Australian, será o de gastar suas energias. São cães criados para serem incansáveis, ou seja, precisam de mais atividades físicas do que a maioria dos outros cães, e não irão se contentar com uma simples caminhada na coleira. Sua pelagem requer poucos cuidados, uma escovação semanal será o suficiente para manter o pelo livre de nós.

Consulte o padrão da raça: http://www.sobraci.com.br/padrao-de-raca-info.php?id=87