Artigos

12/05/2018

Bulldog Inglês

Calmo, Corajoso e Irresistível

Grupo 05: Cães de Companhia

Função: Cão de Companhia

País de Origem: Grã-Bretanha

Expectativa de Vida: 8-10 anos

 

De características únicas, é impossível não reconhecer um Bulldog.  A pele frouxa da cabeça, a testa franzida, focinho pressionado, bochechas pendentes em ambos os lados e andar ondulante são as marcas registradas desses cães.

Sua pelagem é curta e permite-se uma grande variedade de cores e pesam cerca de 25 kg. Não podemos confundir uma personalidade despretensiosa com preguiçosa. Os bulldogs gostam de exercícios, e isso ajudará a mantê-los saudáveis e no peso ideal. Os exercícios devem ser moderados, mas é recomendado que sejam regulares. É importante também estar sempre atento ao clima, pois o focinho curto do Bulldog pode ter dificuldades respiratórias em dias muito quentes e úmidos, onde exercícios maiores devem ser evitados.

 

HISTÓRIA DA RAÇA

Evidências históricas apontam que os Bulldogs foram criados na Inglaterra no século 13, durante o reinado do Rei John. Na época havia um esporte muito popular e absolutamente cruel, chamado bull baiting (luta com touros). Um touro era amarrado em uma estaca, e uma matilha de cães era usada para derrubá-los, enquanto os espectadores faziam suas apostas. Os cães utilizados nessas lutas sangrentas são os ancestrais do Bulldog. Eram cães ferozes, brutos, com uma mandíbula grande e aparentemente imunes a dor.

O Bulldog sofreu uma grande reviravolta em sua história no ano de 1835, quando a Inglaterra proibiu esportes sangrentos com animais. Essas atividades passaram então a acontecer de forma ilícita, em arenas escondidas em porões. Nesse novo formato de lutas entre cães, e cães com touros, os jogadores queriam cães mais animados e ágeis do que o Bulldog do início do século XIX. Começaram então a cruzar o Bulldog com alguns tipos de Terrier, surgindo os primeiros protótipos do Bull Terrier, Staffordishire Bull Terrier e outras raças ainda conhecidas hoje em dia.

Com o bull baiting cada vez mais obsoleto, o Bulldog enfrentou o risco de extinção. Admiradores da raça, iniciaram um longo processo para transformar esse cão de briga, em um cão de companhia, para preservar o Bulldog. Foram refinando os contornos físicos tornando o cão mais atraente, diminuíram o seu tamanho e também sua ferocidade, recriando a raça como um cão de companhia, dócil e maduro.

A raça passou então dos ringues de luta para os sofás aconchegantes de lares em todo o mundo. Os Bulldogs são hoje umas das raças mais populares do mundo, sendo uma das raças mais registradas no Brasil.

CARACTERÍSTICAS E CUIDADOS

Bulldogs são extremante carinhosos, dóceis e brincalhões, apesar da aparência rabugenta. São cães que adoram crianças, e são relativamente simpáticos com estranhos. Geralmente tem um bom relacionamento com outros animais.

O Bulldog Inglês exige um cuidado mínimo com a pelagem, requerendo uma atenção especial a suas dobras no rosto e ao redor da cauda. Estas devem ser higienizadas diariamente para evitar fungos e demais problemas de pele.

Consulte o padrão da raça: http://sobraci.com.br/padrao-de-raca-info.php?id=178

Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade