Artigos

03/05/2018

Basset Hound

Charmoso, Paciente e Leal

Grupo 04: Cães de Caça

Função: Cão de Caça

País de Origem: França

 

Com uma ossatura pesada, pernas curtas e patas maciças, o Basset Hound possui grande força e vigor. Esses cães são famosos por sua cabeça grande e abaulada, com orelhas muito grandes e aveludadas, olhar sereno e a testa enrugada. Seu faro é uma lenda entre os cães, tendo um dos olfatos mais precisos e poderosos do mundo canino. Tranquilo e agradável em casa, o Basset é extremamente leal a seus familiares, apesar de algumas vezes não demonstrar tanto afeto.

 

HISTÓRIA DA RAÇA

 

O Basset Hound foi criado originalmente na região da França e Bélgica. Os primeiros registros da raça são de antigos textos do século 16, mas não se sabe ao certo os detalhes de origem desses cães. Acredita-se que os frades da Abadia de St. Hubert foram responsáveis por cruzar antigos cães franceses para originar um cão de pernas mais curtas e com um bom faro. O objetivo das pernas curtas era que o cão pudesse ser acompanhado pelo caçador a pé, em busca de coelhos e lebres. A fama de seu olfato preciso logo o tornaram muito popular entre a aristocracia, que tinham a caça como um esporte.

Após a Revolução Francesa um grande número de cidadãos comuns foram obrigados a adotar a caça como meio de prover seu alimento, o que levou a um aumento na busca por Basset Hounds, e assim a raça começou a ser mais desenvolvida e sua história passou a ser registrada. No final do século 19, exemplares da raça foram levados a América e a Inglaterra, e criadores da raça começaram a se espalhar pelo mundo.

Graças a expressão diferente e até engraçada destes cães, a raça ficou muito popular nos meios de comunicação e publicidade, ganhando muito espaço também nos lares de muitas famílias.

 

CARACTERÍSTICAS E CUIDADOS

 

O Basset Hound é um cão extremamente dócil e fácil de se conviver. Relacionam-se bem com outros cães e são muito pacientes e tranquilos com crianças. Precisam de exercícios regulares para manter a boa forma, pois são cães com tendência a obesidade.

Sua pelagem curta precisa de pouca higienização, requerendo poucas escovações. É preciso  uma atenção especial a limpeza de suas rugas para evitar fungos, e também de suas orelhas.

 

Consulte o padrão da raça: http://sobraci.com.br/padrao-de-raca-info.php?id=35

Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade