Artigos

12/04/2018

Schnauzer Miniatura

Inteligente, Obediente e Protetor

Grupo 02: Cães de Trabalho

País de Origem: Alemanha

O Schnauzer Miniatura é o menor dentre as três variedades do Schnauzer. Robusto, extrovertido e destemido, esses cães foram criados na Alemanha para serem cães de fazenda e caçarem pequenos roedores. Seu porte pequeno, companheirismo e ótimo temperamento, tornaram esse cão popular como um ótimo companheiro familiar, até mesmo em apartamentos.

Sua pelagem dura apresenta algumas variações de coloração: o popular sal e pimenta, preto sólido, preto e prata e o branco.

 

HISTÓRIA DA RAÇA

O Schnauzer Miniatura é descendente direto de seu primo maior, o Schnauzer Standard, com o cruzamento entre outras raças como o Affenpinscher e provavelmente o Poodle. Os fazendeiros alemães desenvolveram a variedade Miniatura por volta do ano 1800. Esses criadores queriam um cão robusto, que pudesse caminhar vários hectares de terra sem se cansar, e que fosse destemido para servir como um cão de alerta para possíveis invasores, além de caçar roedores em celeiros.

O nome da raça veio de um exemplar exibido em uma exposição no ano de 1879, chamado Schnauzer, que quer dizer barba curta, e a partir disso o nome ganhou popularidade na Alemanha.

As três variedades de Schnauzer são raças destintas, onde temos o Gigante, Standard e Miniatura. Nos Estados Unidos o Schnauzer Miniatura faz parte do Grupo de Cães Terrier, já na Inglaterra eles dividem o grupo de Cães de Trabalho e Utilidade, assim como as outras variedades de tamanho. A Sobraci é filiada a WKU, que também encaixa a variedade Miniatura no Grupo de Cães de Trabalho.

CARACTERÍSTICAS E CUIDADOS

O Schnauzer Miniatura tem um excelente temperamento, sendo muito alegre, brincalhão, alerta e sociável. Não é a toa que se tornou um dos cães de companhia mais populares. Ele tem um temperamento muito equilibrado, convivendo muito bem com outros animais e crianças. Apesar de ser um pouco teimoso, pode ser muito bem treinado com um pouco de paciência.

Sua pelagem dura precisa de escovações semanais, além de uma tosa a cada dois meses pelo menos. É um cão com muita energia, necessitando de algum exercício por dia, mas nada muito exagerado. Apenas uma boa caminhada ou uma brincadeira com bolas por exemplo já o deixará satisfeito.

 

Consulte o padrão da raça: http://www.sobraci.com.br/padrao-de-raca-info.php?id=187

 

Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade