Artigos

28/11/2017

Raça da Semana – Setter Inglês

Doce, amigável e um verdadeiro cavalheiro entre os cães.

Raça da Semana – Setter Inglês
 
Doce, amigável e um verdadeiro cavalheiro entre os cães.
 
País de Origem: Grã-Bretanha
Grupo: Cães de caça
Função: Cão de busca e aponte
 
De alma doce e gentil, o Setter Inglês é conhecido como "o cavalheiro entre os cães". Este cão nobre foi desenvolvido para caça, papel que desempenha muito bem e de maneira equilibrada, característica que trouxe popularidade a raça, além de sua incrível beleza. Possuem uma pelagem de coloração salpicada que recebeu um nome exclusivo para essa raça, chamada "belton".
 
História da Raça
Os especialistas da raça afirmam que o Setter Inglês atua como caçador de aves há mais de 400 anos na Inglaterra. As evidências indicam que estes cães se originaram a partir de cruzamentos entre o Pointer Espanhol, Water Spaniel e Springer Spaniel, todos cães de caça que combinaram suas características para formar um cão com excelente faro e uma incrível habilidade para localizar e apontar presas para os caçadores.
O desenvolvimento da raça ocorreu graças a Edward Laverack, que adquiriu seus primeiros exemplares em 1825. Laverack trabalhou durante muitos anos para o aperfeiçoamento da raça, que se tornou mais semelhante ao Setter que conhecemos hoje. Graças ao trabalho de Laverack, em 1859 foi realizada em Newcastle a primeira exposição de Setters Ingleses, e a partir deste evento a popularidade da raça disparou na Grã-Bretanha.
Pouco tempo depois o Setter Inglês foi levado para todos os continentes, sendo um dos cães mais populares em países onde a caça esportiva é permitida. No Brasil a popularidade da raça vem crescendo pouco a pouco, com exemplares em agility, terapias com cães e principalmente em exposições de beleza.
 
Características e Cuidados
O Setter Inglês é um cão de alma doce e nobre que raramente, ou nunca, irá demonstrar qualquer comportamento agressivo. Ele é o amigo da vizinhança, tendo um bom relacionamento com crianças e outros cães. Não é um cão para guarda, pois ele é muito sociável até mesmo com estranhos. É muito amoroso e adora ficar com sua família, por isso não é recomendado que o Setter passe longo períodos de tempo sozinhos; ele não lida bem com a solidão e isso pode gerar problemas de comportamento, como latidos em excesso.
São cães que precisam de espaço, pois possuem muita energia e gostam de correr o tempo inteiro atrás de qualquer coisa que se mova. Como um cão de caça, eles são naturalmente atléticos e precisam de exercícios.
Necessitam também de um cuidado especial com a pelagem longa; banhos semanais e escovações diárias são essenciais para que o pelo mantenha-se livre de nós e brilhantes, além de uma tosa característica da raça.
Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade