Artigos

17/11/2017

Cuidados com as Matrizes

Conheça alguns cuidados essenciais que toda mãe canina merece receber

Do ponto de vista do criador, todo acasalamento deve ser planejado. Não somente no sentindo de selecionar pais e mães aptos e saudáveis, que irão gerar bons exemplares da raça, mas também planejar os gastos e cuidados que uma ninhada requer, como alimentação adequada, local satisfatório e, principalmente, os cuidados necessários com as matrizes, que são as mães dos filhotes. Não podemos nunca nos esquecer de que estamos lidando com seres vivos, que merecem receber tudo o que eles nos fornecem, ou seja, carinho, proteção, cuidados e principalmente respeito.
Levantando esses pontos, seguem alguns cuidados essenciais que devem ser considerados referente às matrizes do criador:
 
Vacinas e vermífugos
Os criadores devem ter em mente a data aproximada do cio das fêmeas, e vermifugar e vacinar cerca de 30 dias antes com produtos de qualidade comprovada e indicados por um médico veterinário. O criador deve consultar seu veterinário para verificar quais vacinas serão necessárias, e também analisar as condições físicas e sistêmicas da fêmea.
 
Alimentação
As cadelas precisam de uma alimentação especial durante o período de gestação e amamentação, afinal elas precisam de nutrientes para si mesmas e ainda fornecer para os filhotes. Uma ração de qualidade, rica em proteínas, ou até mesmo uma dieta baseada em alimentação natural, fornecida em quantidades corretas, irão contribuir muito para que não ocorra uma queda imunológica da mãe, e para que ela não tenha uma perda ou ganho excessivo de peso, pois ambos são prejudiciais para ela e para os filhotes.
A dieta adequada resultará em uma mãe e filhotes fortes e saudáveis. Por isso o criador deve consultar um médico veterinário, que irá recomendar o tipo de alimentação apropriada para cada cadela.
 
Conforto e higiene
Durante o período de amamentação, as mães e seus filhotes precisam estar alojados em um local confortável e seguro. Este local deve oferecer proteção contra chuvas ou ventos fortes, e em caso de frio intenso, precisará fornecer o aquecimento adequado. Deve sempre haver água fresca e limpa à disposição.
Além disso, essa "maternidade" precisa ser de fácil higienização, e é imprescindível que se mantenha o local o mais limpo possível.
 
Descanso e repouso
Lembramos novamente neste ponto que estamos tratando de seres vivos, e não com uma máquina de filhotes. As matrizes precisam do descanso adequado após uma ninhada. O ideal é que este seja de, no mínimo, dois cios entre uma ninhada e outra. Ninhadas em um curto espaço de tempo causam um desgaste às fêmeas e uma grande queda imunológica, que podem resultar em problemas de saúde tanto para as matrizes quanto para os filhotes.
Também é preciso estar atento à idade das matrizes. É indicado que as cadelas reproduzam até os 6 ou 7 anos, podendo variar um pouco de acordo com as condições físicas que ela apresentar. Gestações em idades avançadas podem causar piometra, uma infecção no útero que exigirá cirurgia imediata.
 
Esses são alguns cuidados essenciais que toda mãe canina merece receber, além de muitos outros, como carinho, amor e dedicação, que elas já nos fornecem sem pedir nada em troca. Então, é responsabilidade do criador fornecer uma vida e uma "aposentadoria" dignas para essas mães tão queridas que nos proporcionam tantas felicidades.
Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade