Artigos

06/11/2017

Raça da Semana – Pastor Australiano

Inteligente, trabalhador e exuberante.

País de Origem: Estados Unidos da América
Grupo: Cães pastores
Função: Pastoreio
 
Sempre de bom humor, atento e extremamente ágil, o Australian Shepherd ou Pastor Australiano, tem prazer em sentir-se útil. É muito inteligente, e precisa de muitas atividades e estímulos para que fique plenamente contente e satisfeito. É por isso que se destaca com facilidade como cão pastor, em provas de obediência e agility.
 
História da Raça
Existem muitas teorias sobre a origem da raça, mas o Australian como conhecemos hoje foi desenvolvido exclusivamente nos Estados Unidos da América. Seus antepassados são da região de Basco, entre Espanha e França, que utilizavam um tipo de cães pastores para lidar com seus animais. Em meados de 1800, moradores da região migraram para a Austrália levando exemplares destes cães, e pouco tempo depois um grupo desses moradores da Austrália mudaram-se para o oeste dos Estados Unidos da América, também levando seus cães, que ficaram conhecidos nos Estados Unidos como Pastores Australianos, devido ao seu antigo endereço. Os estadunidenses iniciaram o trabalho de criação com esses cães, desenvolvendo o atual Pastor Australiano.
A popularidade da raça aumentou rapidamente após a Segunda Guerra Mundial, quando começaram a se apresentar em rodeios, shows de cavalo, filmes e programas de televisão. Sua versatilidade e habilidade para o trabalho também os tornaram muito populares entre os fazendeiros e não demorou muito para os Australians se tornarem queridos em todo o mundo.
Atualmente, o Pastor Australiano é uma grande ferramenta para a humanidade, por sua verdadeira versatilidade, atuando tanto em trabalhos em fazendas, como cão guia para cegos, cães auxiliares de surdos, cães de terapia, farejadores e cães de resgate.
 
Características e Cuidados
O Pastor Australiano é muito amoroso, valente, leal e determinado. Ele precisará de muitos estímulos e exercícios para sentir-se contente, caso contrário será difícil conviver com este cão entediado. Tem um ótimo relacionamento com crianças e outros animais, tendo um forte instinto protetor com todos. Este cão bem treinado será um ótimo companheiro.
Precisam de cuidados com a pelagem, devendo ser escovada no mínimo duas vezes por semana.
Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade