Artigos

01/11/2017

Raça da Semana – Husky Siberiano

Amigável, digno e gentil.

País de Origem: Rússia (Sibéria)
Grupo: Cães de trabalho e utilidade
Função: Cão de trenó
 
Como um cão criado originalmente para puxar trenós, o Husky Siberiano é conhecido por sua incrível resistência e vontade de trabalhar. Seu temperamento agradável e extrovertido, o torna um excelente cão de trabalho e companhia, sendo muito adaptável.
 
História da Raça
O Husky Siberiano foi desenvolvido pelo povo de Chukchi, no nordeste da Ásia, como um cão de trenó extremamente resistente. Esse povo, que era praticamente nômade, tinham que expandir seu campo de caça para sobreviver em ambientes de temperaturas baixíssimas. Então o Husky foi originado, como uma raça única que atendia suas necessidades, e seu trabalho se tornou tão importante que a sobrevivência desse povo passou a depender destes cães.
Os Chukchis precisavam de um cão de trenó capaz de percorrer longas distâncias, em uma velocidade moderada, carregando cargas leves, e puderam encontrar todos esses requisitos no Husky.
Em meados de 1900, no Alasca, havia uma famosa competição chamada "All Iceland Sweepstakes Race", que era uma corrida de equipes de cães puxadores de trenós. Os competidores começaram a ouvir sobre a fama de um cão da Sibéria que era muito rápido e resistente. Neste mesmo ano de 1900, um grande número desse cão foi importado para o Alasca por Charles Fox Maule Ramsay e sua equipe, conduzida por John "Iron Man" Johnson, que ganhou a corrida de 400 milhas em 1910. Nos anos seguintes, os Huskys praticamente dominaram o esporte, sendo detentores da maioria dos títulos.
Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos siberianos trabalharam em equipes de busca e salvamento do Exército Americano, conquistando mais tarde a admiração do público. A popularidade da raça continuou a crescer até se tornar tão amado como cão de estimação quanto era como cão de exposição ou de trenó. Ele continua até hoje a ser uma das mais populares raças do Ártico.
 
Temperamento e Cuidados
Huskys são cães muito sociáveis e excelentes companheiros, sendo muito leais, amorosos e brincalhões. Tem um ótimo relacionamento com outros cães também, aliás, não tolerando muito bem tempos solitários. Para ter um bom convívio com um Husky é necessário lembrar que esses cães foram criados para o trabalho duro, logo é um cão que têm muita força e energia, e precisam de exercícios diários. Caso se sintam entediados, esses cães tendem a uivar, cavar buracos e roer o que estiver ao seu alcance.
O Husky não tem tendência a nenhum problema genético, são muito saudáveis e fortes. Seus maiores cuidados serão com a pelagem, ela é densa e necessita de uma escovação regular, 2 vezes por semana, no mínimo. Por conta da pelagem, esses cães também podem sentir muito desconforto com o calor, sendo necessário sempre água fresca e abrigos protegidos do sol.
Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade