Artigos

24/10/2017

Raça da Semana – Pharaoh Hound

Nobre, inteligente e amigável.

País De Origem: Ilhas de Malta
Grupo 4: Cães de caça
Função: Cães de caça
 
De porte médio e personalidade nobre, o Pharaoh Hound ou Cão do Faraó, é uma das raças caninas mais antigas do mundo, com registros de até 3.000 anos a.C. Esse exótico cão era muito amado no antigo Egito, por sua incrível habilidade para caça e pelo bom relacionamento familiar.
 
História Da Raça
O Pharaoh Hound é uma das raças caninas domesticadas mais antigas do mundo, com linhagens datadas de 3.000 a.C. Felizmente, a história da civilização egípcia foi muito bem documentada, através de pinturas e hieróglifos, tendo diversos registros em tumbas antigas referentes a esses cães.
Com esses registros é evidente que esse exótico cão era muito apreciado entre os antigos egípcios, como um excelente cão de caça, os auxiliando na busca por alimento e também como um companheiro familiar.
Em uma carta traduzida da Décima Nona Dinastia Egípcia, esses cães foram descritos dessa maneira: "O cão vermelho e de cauda longa, vai de noite para as colinas, e ele é melhor que os cães de focinho longo. Ele é rápido na caça. Seu rosto brilha como um Deus e ele se deleita em fazer seu trabalho."
Uma curiosidade da raça é que o Pharaoh Hound é o único mamífero com exceção do ser humano capaz de ficar corado. Quando fica muito feliz ou envergonhado, seu nariz ganha uma coloração avermelhada, e suas orelhas ficam intensamente rosadas.
A origem da raça é incerta, mas é muito provável que tenha sido no Egito e posteriormente foram levados por comerciantes fenícios para Ilha de Malta, bem antes de Cristo. Os criadores de Malta fizeram um bom trabalho em manter a pureza da raça, pois os cães de hoje ainda são muito semelhantes aos registrados em antigas pinturas egípcias.
Em 1963 esses cães foram importados para a Inglaterra, para o autor Pauline Block. Estes Pharaoh Hounds, foram os primeiros exemplares da raça a participar de exposições oficiais na Inglaterra e no mundo.
O Pharaoh Hound tem um porte impressionantemente elegante, poderoso e gracioso. Ele é inteligente, amigável e afetuoso. Sua capacidade de atingir altas velocidades e seu estado sempre em alerta fizeram deste cão um caçador milenar.
 
Características e Cuidados
O Pharaoh Hound é um cão nobre, sendo alegre, enérgico e carinhoso, mas sem excessos. É um cavalheiro, sendo bem disciplinado e sem latir em excesso. Também é relativamente tímido, não se sentindo confortável com estranhos. São excelentes cães de companhia, sendo muito leais e afetuosos a seus familiares.
Esses cães são muito adaptáveis, podendo até ficar confortáveis em apartamentos, desde que possam ter caminhadas e exercícios diários. São muito limpos, sendo necessário apenas uma escovação regular para manter o pelo brilhante.
São muito saudáveis, tendo poucos problemas genéticos. Os maiores cuidados serão com suas orelhas, devendo ter um cuidado regular para evitar infecções.
Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade