Artigos

25/09/2017

Raça da Semana – Malamute do Alasca

Carinhoso, leal e determinado.

Grupo: Cães de trabalho
País de Origem: Estados Unidos da América
Função: Cão de trenó
 
 O maior de todos os cães de trenó do Ártico, o Malamute do Alasca é um cão muito forte e resistente. Ele não foi projetado para correr, e sim para transportar grandes cargas em longas distâncias. Hoje em dia, embora grande parte desses cães não executem mais esses trabalhos, continuam sendo animais muito atléticos que adoram estar em atividades com sua família.
 
História
A origem do Malamute do Alasca é muito antiga, acredita-se que ele é descendente de antigos lobos domesticados, que acompanhavam caçadores que migraram para o continente norte-americano a cerca de 4.000 anos. Paul Voelker, um criador e treinador de Malamutes, sustentava a teoria de que eles foram os primeiros cães a se relacionar com o homem, baseado em antigas esculturas de marfim, feitas a milhares de anos, que retratavam cães muito semelhantes ao Malamute.
A primeira descrição foi feita na região de Norton, Alasca, onde esses cães viviam entre uma tribo de nativos chamada Mahlemut, daí o nome da raça. Nessa tribo, esses cães tinham um papel fundamental, auxiliando na caça de animais de grande porte, como focas e ursos, e eram responsáveis por levar essas caças até a aldeia. O papel do Malamute era tão importante para a sobrevivência da tribo, que eram tratados como membros da família.
Muitos o confundem com o Husky Siberiano, porém são raças muito diferentes. O Malamute é maior, mais pesado e forte, além de ter um temperamento mais afetuoso e ser estruturalmente diferente do Husky.
 
Características e Cuidados
O Malamute é um cão de personalidade forte e independente, que adora exercitar-se. Esses cães possuem muita energia e, se puder gastá-la, será um cão muito bem comportado em casa, mas se não tiver uma dose de exercícios, eles podem tornar-se destrutivos. Esses cães também podem ter um hábito de uivar e cavar buracos, também tendo uma inclinação a serem dominantes. No geral, são afetuosos e carinhosos com seus familiares, sendo reservados com estranhos.
São cães saudáveis, mas que podem sofrer muito no calor, portanto, em climas quentes, necessita de uma boa sombra com bastante água fresca. Sua pelagem requer uma escovação de, pelo menos, 2 vezes por semana, para ficar livre de nós e eliminar os pelos mortos.
 
Veja o padrão oficial da raça: http://sobraci.com.br/padrao-de-raca-info.php?id=72
Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade