Artigos

18/09/2017

Raça da Semana – Bernese Mountain Dog

Amável, carinhoso e irresistível.

País de Origem: Suíça
Grupo: cães pastores
Função: guarda e companhia
 
De porte grande, pelagem sedosa e um temperamento absolutamente dócil, é impossível não se apaixonar por um Bernese. Esses cães resistentes podem suportar temperaturas baixíssimas e sua força e inteligência o ajudaram a realizar diversos trabalhos nas fazendas suíças.
 
História
Por ser uma raça antiga, sua origem está repleta de teorias. Acredita-se que antigos cães romanos, do tipo mastiff, cruzaram com cães pastores suíços, na época da invasão romana. Desses cruzamentos surgiu um cão de porte grande, forte, e com uma pelagem longa, que o tornava resistente a temperatura local. Logo esses cães começaram a ser utilizados pelos agricultores locais, como cão de guarda, cão pastor e até mesmo para puxar trenós.
No final de 1800, a raça passou por um período crítico; com o crescimento da popularidade do São Bernardo na Suíça, pouca atenção foi dada ao desenvolvimento do Bernese e eles quase entraram em extinção. Nessa época, um professor chamado Albert Heim (que mais tarde ficou conhecido como o pai da raça), iniciou uma pesquisa sobre cães suíços que levaram a identificação do Bernese Mountain Dog. Esses cães foram encontrados apenas nos vales dos baixos Alpes. Com os esforços de Heim, eles foram divulgados na Suíça e na Europa. Os melhores espécimes foram encontrados na área de Durrbach, dando a raça o nome temporário de Durrbachler.
Graças ao trabalho do professor Heim, a raça foi fortemente divulgada e trabalhada, sendo posteriormente reconhecida em 1937. Atualmente, o Bernese destaca-se mais como um excelente e carinhoso cão de companhia, adaptando-se muito bem a vida familiar.
 
Características e Cuidados
O Bernese é um cão que dificilmente terá problemas de relacionamento. É um cão muito dócil e leal a sua família, convivendo muito bem com crianças e outros animais. Por ser um cão muito apegado a seus familiares, o Bernese não tolera muito bem longos períodos de tempo sozinho, para ele uma das coisas mais prazerosas é estar perto de seu dono.
Esse cão demanda alguns cuidados, especialmente com a pelagem. Sua pelagem longa e sedosa necessita de uma escovação diária, pois soltam uma quantidade razoável de pelos, e essa escovação ajudará a mantê-lo livre de nós. Necessita também de um banho regular, devendo ter uma atenção especial a secagem para evitar problemas de pele.
Berneses também são muito ativos, portanto, são cães que precisam de um bom espaço para se exercitar, além é claro de um bom tempo de exercícios com seu dono.
Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade