Artigos

22/08/2017

Raça da Semana – Samoieda

Gentil, amigável e encantador.

País de Origem: Sibéria, Norte da Rússia, Países Nórdicos
Grupo: Cães de trabalho
Função: Cão de trenó e companhia
 
Os Samoiedas foram desenvolvidos para trabalhar em um dos locais mais frios do mundo, em temperaturas de até 60 graus negativos. Esses cães, que parecem estar sempre sorrindo, são poderosos, ágeis, altamente adaptáveis e absolutamente deslumbrantes.
 
História
A origem do nome veio de um grupo de nômades, chamados de Samoiedas, que saíram da Ásia Central em direção a região da Sibéria. Esse grupo dependia de suas manadas para sobreviverem, movimentando-se constantemente em busca de alimentos para o rebanho. Para isso, os cães eram utilizados como protetores contra os predadores do Ártico. O cão ideal precisava ser um guardião forte e resistente às difíceis temperaturas, e foi nesse cenário que o Samoieda começou a ser desenvolvido. Esses cães, além do trabalho duro, também eram fundamentais dentro das tendas, ajudando a manter as crianças aquecidas.
Em meados do ano de 1800, o Samoieda foi levado para a Inglaterra, tendo algumas variações de cores, diferentes do branco absoluto que conhecemos hoje. Esses cães foram apresentados a Rainha Alexandria, que trabalhou muito na promoção da raça, de fato, hoje temos muitos Samoiedas descentes dos cães da rainha. No ano de 1906, o primeiro Samoieda chegou as Américas, como um presente do grão-duque russo, Nicolau.
 
Características e Cuidados
Devido à sua herança genética de trabalho, esses cães estão sempre atentos, perseguindo coisas, correndo e latindo, portanto, é necessário canalizar essa energia para alguma tarefa, seja um esporte, ou correr jogar uma bolinha algumas vezes por dia, para que ele não fique entediado. São cães muito dóceis, tendo um excelente relacionamento com todos, mas pode ser reservado com estranhos. São cães muito independentes e, apesar de serem muito treináveis, são teimosos algumas vezes também.
Sua longa pelagem requer banhos regulares e escovações de 3 a 4 vezes por semana.
Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade