Artigos

16/08/2017

Como ajudar seu cão que está acima do peso?

Saiba o que fazer ou como prevenir que isso aconteça.

Alguns quilos a mais em seu cachorro podem levar a graves complicações de saúde, colocando seu cão no grupo de risco para uma ampla gama de doenças, além de diminuir sua expectativa de vida. O sobrepeso também afeta a qualidade de vida dos cães, diminuindo sua mobilidade, disposição e humor.
 
Aqui temos algumas dicas de como ajudar seu cão que está acima do peso ou para prevenir que isso aconteça. Lembrando que um médico veterinário deve ser consultado sempre, ele estabelecerá um plano para perda de peso e montará uma dieta ideal para o seu cãozinho.
 
1. Saiba qual é o peso ideal para o seu cão
O peso ideal varia para cada cão e saber qual é o recomendado para o seu amigo o ajudará a controlá-lo. Se for um cão de raça, você pode consultar o padrão oficial e verificar qual o peso ideal; caso ele esteja acima do limite recomendado, procure um veterinário. Os cães variam em altura e comprimento, sendo necessário a ajuda de um profissional para determinar um peso saudável e uma dieta correta.
 
2. Atividades físicas
Assim como em nós humanos, os exercícios físicos são essenciais para manter seu cãozinho saudável e com o peso correto. Não é necessário correr maratonas diárias com seu cão. Passeios regulares e atividades como jogar uma bolinha podem ser muito benéficas a eles. Lembrando que a quantidade necessária de exercícios varia para cada cão e raça, então é importante que conheça o seu cão e respeite os seus limites.
 
3. Saber quando ele está com fome e quando está querendo atenção
Muitas vezes os cães imploram por comida apenas para chamar atenção. Se você mantém uma dieta saudável com seu cão, as vezes que ele está implorando por petiscos, ou um pedaço do que estamos comendo não quer dizer que eles estão com fome. Quando cedemos a esse comportamento estamos criando um reforço positivo para que eles continuem a pedir comida a todo momento e isso, ao longo do tempo, pode contribuir muito para o ganho excessivo de peso. Não quer dizer que agrados são proibidos, mas devem ser feitos de maneira sábia e controlada.
 
4. Personalize a dieta do seu cão
Através de um plano criado com o veterinário, uma dieta personalizada pode ser interessante para cães acima do peso, seja por uma alimentação natural, criteriosamente selecionada, ou rações especiais. Muitas marcas de ração produzem alimentos balanceados para cães acima do peso.
Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade