Artigos

14/08/2017

Raça da Semana – Collie Pelo Longo

Gracioso, devotado e obediente.

País de Origem: Grã-Bretanha
Grupo: Cães pastores
Função: pastoreio
 
Famosos pelo filme "Lassie", esses cães elegantes são excelentes em pastoreio.  Eles são fortes, leais, carinhosos, dedicados e rápidos, parecendo que está flutuando nos campos, quando está trabalhando.
 
História
Existem dois tipos de Collie, pelo longo e pelo curto, sendo a variedade de pelagem longa a mais popular. Entretanto a origem do Collie permanece como um enigma; estes cães existem há muito tempo nos campos escoceses, mas sua evolução não foi documentada. Os registros relacionados ao Collie iniciam-se a partir do ano de 1800, mas acredita-se que esses cães já eram utilizados pelos Celtas na proteção de seus rebanhos.
Em meados de 1860 a Rainha Victória se encantou pela raça, iniciando um forte apoio na criação do Collie, o que resultou em cães mais refinados e elegantes, como os que vemos atualmente, crescendo a popularidade da raça entre trabalhadores do campo e também na alta sociedade britânica.
Mais tarde, a raça foi novamente impulsionada, pelo escritor Albert Payson Terhune, que escrevia histórias sobre os Collies espalhando sua fama. A raça foi então aos poucos transformando-se em uma das mais queridas e amadas, graças também ao famoso seriado de TV Lassie.
 
Características e Cuidados
Os Collies são altamente inteligentes, obedientes e companheiros. São apaixonados por crianças, o que faz dele um ótimo cão familiar, tendo também um forte instinto de proteção. Precisam de exercícios diários e não lidam muito bem com a solidão, sendo necessário atenção diária dos seus familiares para que ele tenha uma vida feliz.
Seus maiores cuidados são com a pelagem. O Collie Pelo Longo tem uma longa pelagem e requer uma escovação diária para evitar nós. São cães que soltam muito pelo também, o que potencializa a necessidade de escovação.
Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade