Artigos

07/08/2017

Raça da Semana – Yorkshire Terrier

Amigável, alerta e brincalhão.

País de Origem: Grã-Bretanha
Grupo: Cães de companhia
Função: Cão de colo e companhia
 
Carinhosamente chamado de "Yorkie", os Yorkshire Terriers são cães pequenos, mas com uma grande personalidade. Apesar de pertencer ao grupo de Cães de Companhia, é naturalmente um cão Terrier, tendo uma postura sempre alerta, valente, determinada e energética.
 
História
O Yorkshire Terrier é descendente do Waterside Terrier, uma pequena raça de pelagem azul-cinzentada, derivada de cruzamentos entre o Black and Tan Terrier (cão popular em Manchester) e o Paisley e Clydesdale Terrier. Essa raça foi levada para o condado de Yorkshire na Inglaterra, por tecelãs que migraram da Escócia, em meados do século 19.
Após alguns cruzamentos, provavelmente com o Skye Terrier, Maltês, entre outras raças, o Yorkie que conhecemos hoje surgiu. A raça originalmente foi criada para o trabalho, onde caçava pequenos roedores em suas tocas, mas devido a seu tamanho e beleza, rapidamente passou a fazer companhia para as madames da elite inglesa, espalhando-se por toda a Europa.
O Yorkie apareceu pela primeira vez em exposições, no ano de 1861, na Inglaterra. Era originalmente chamado de Terrier Escocês, devido aos seus antepassados, mas em 1870 passou a ser oficialmente reconhecido como Yorkshire Terrier, já que o desenvolvimento real da raça se deu neste condado de Yorkshire.
 
Características e Cuidados
Apesar de pequeno, o Yorkshire é um cão muito espirituoso e de muita personalidade, sendo por vezes teimoso em obedecer. Em contrapartida, é um cão apegado à sua família, podendo ser reservado e desconfiado com estranhos. Devido ao seu pequeno tamanho, é um ótimo cão de companhia para todos os tipos de ambiente, se adaptando muito bem em grandes espaços ou em um pequeno apartamento.
O Yorkie não precisa de muita atividade física, mas requer uma interação diária. Cuidados com a pelagem são essenciais, sendo necessário uma escovação diária, e recomendado um banho semanal para que o pelo possa crescer exuberante.
Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade