Artigos

24/07/2017

Raça da Semana – Airedale Terrier

Esperto, amigável e confiante.

País de Origem: Grã-Bretanha
Grupo: Cães Terrier
Função: Caça e companhia
 
Conhecido como o "rei dos Terriers", o imponente Airedale é o maior de todos os cães do grupo dos Terriers. De pelagem grossa, bronze e com manchas escuras, cabeça longa e uma barba cuidadosamente trabalhada. O Airedale tem sempre um ar amigável, inteligente e alerta.
 
História
Acredita-se que o Airedale Terrier tenha sido desenvolvido no Vale do Rio Aire, na Inglaterra, através do cruzamento de alguns tipos de cães Hound, em meados do ano de 1800. Alguns estudiosos da raça acreditam que um extinto Terrier Black and Tan e o Bull Terrier também tenham sido utilizados nos cruzamentos para originar a raça.
A raça foi utilizada para caçar ratos grandes que habitavam as margens do rio Aire e seus afluentes. Havia na época uma competição que trazia muitos espectadores até o rio Aire. Nesta competição os caçadores utilizavam furões para expulsar os ratos de suas tocas, e então o Airedale perseguia estes roedores.
Em 1864, eles foram exibidos pela primeira vez em um campeonato patrocinado pela Airedale Agricultural Society. Em 1879, os criadores da raça decidiram chamar a raça de Airedale Terrier e, em 1886, o Kennel Club of England reconheceu formalmente a raça Airedale Terrier.
A popularidade da raça cresceu durante a Primeira Guerra Mundial, quando eles foram usados como cães de resgate da Cruz Vermelha. Eles também foram implantados na linha de frente dos campos de batalha para alertar as tropas sobre possíveis abordagens inimigas. O coronel britânico Edwin Hautenville Richardson treinou Airedales e algumas outras raças para o programa "Cães de Guerra". Os cães foram treinados até para usar máscaras de gás para percorrer os campos de batalha.
Inteligentes e determinados, Airedales passaram também a ser utilizados como mensageiros para transportar instruções de comandantes para tropas nas trincheiras.
Um desses Airedale, chamado Jack, ajudou a convocar reforços para um batalhão inglês que havia sido atacado. Um pedaço de estilhaço quebrou o seu queixo, outro deixou sérios ferimentos em suas costas e garganta, mas Jack entregou sua mensagem e salvou o batalhão. Minutos depois, ele morreu devido à gravidade de suas feridas. Ele foi premiado postumamente pela Victoria Cross por sua bravura, tornando-se um herói de guerra.
 
Características e Cuidados
O Airedale convive muito bem com sua família, crianças e outros cães, embora tenha uma tendência a ser dominante. São cães extremamente amorosos, protetores e inteligentes. São também muito ativos, sendo necessária uma boa dose de exercícios diários, para que ele possa queimar suas energias.
É um cão em geral saudável, sem predisposições a doenças. Requer uma escovação semanal para evitar nós.
Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade