Artigos

17/07/2017

Raça da Semana – São Bernardo  

Amoroso, paciente e encantador.

País de Origem: Suíça
Grupo: Cães de trabalho
Função: Companhia, salvamento, cão de fazenda e guarda
 
O São Bernardo está entre as maiores raças de cães. Estes gigantes geniais, de olhar meigo e gentil proporcionavam um sentimento de alívio ao serem avistados pelos viajantes perdidos nos alpes. Hoje o São Bernardo está entre as raças mais famosas e amadas do mundo.
 
História
A origem do São Bernardo é antiga, o que gerou muitas lendas e mitos sobre a formação da raça. Sabe-se que surgiu cerca de dois séculos antes de Cristo. É muito provável que surgiram a partir de cães molossos asiáticos, levados a região da Suíça pelo exército romano. Posteriormente, esses molossos misturaram-se com cães nativos, o que deu origem ao São Bernardo.
Durante os séculos seguintes, esses cães foram amplamente utilizados nas fazendas do vale e em laticínios alpinos para uma variedade de tarefas de guarda e pastoreio. A raça passou por algumas mudanças, e no século 17 chegaram em um cão corajoso, e excelente desbravador na neve. Os monges então iniciaram um trabalho de salvamento com o São Bernardo, que andava pelas neves com um barril no pescoço levando bebidas quentes a possíveis viajantes perdidos, e resgatando estas pessoas. Os cães desta raça salvaram durante os séculos mais de 2.000 vidas.
Atualmente, dentre os cães gigantes, o São Bernardo está entre os mais famosos e amados do mundo, sendo um grande companheiro e cuidador de seus familiares.
 
Cuidados e Características
O São Bernardo é muito calmo e paciente, sendo muito bom com crianças, embora não seja muito ativo e disposto a brincar. Gosta de estar com a família, mas não é um cão que irá correr atrás de uma bolinha.
Precisa de pequenos exercícios diários e uma escovação semanal. Os cães dessa raça sofrem muito com o calor, por isso precisam de um espaço amplo, com uma área protegida do sol e com água fresca sempre.
Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade