Artigos

10/07/2017

Raça da Semana – Pastor Alemão

Leal, confiante e corajoso.

País de Origem: Alemanha
Grupo: Cães pastores
Função: Pastoreio e guarda
 
O Pastor Alemão se destaca em diversos tipos de trabalho, seja em pastoreio, guarda ou como um cão policial. Esses cães de porte grande e musculosos movimentam-se com agilidade e determinação quando o dever os chama. Um cão de espírito nobre e inteligência avançada.
 
História
Derivado de antigos cães pastores, o Pastor Alemão passou por um intensivo trabalho até chegar ao cão que conhecemos hoje, que executa com perfeição quase todos os tipos de trabalho, como cão pastor, cão policial, cão de busca, farejador, salvamento, etc. Com o apoio e supervisão do Verein fur Deustche Schaferhunde, clube da raça fundado na Alemanha em 1899, a raça passou então a ser cuidadosamente trabalhada.
Os criadores buscavam um cão não somente para o pastoreio, mas que tivesse força, inteligência e agilidade para qualquer tipo de serviço. Em pouco tempo a raça ganhou popularidade, com competência atestada como cão policial. Durante a Primeira Guerra Mundial, foi utilizado pelos militares como cão de guarda, obtendo grande sucesso.
O Pastor Alemão é conhecido por sua lealdade, coragem e capacidade de assimilar e reter treinamentos para diversos tipos de serviços. Um cão equilibrado, de nervos controlados. Como um bom pastor, é corajoso e destemido, sendo um protetor do seu rebanho. Essa mesma coragem é notada como cão policial.
 A popularidade do pastor rapidamente se espalhou pelo mundo, mas sua grande ascensão se deu por dois personagens do cinema;  Strongheart e Rin Tin Tin. Após a aparição da raça nos cinemas, sua popularidade alavancou, sendo um dos cães mais famosos e reconhecidos no mundo.
 
Características e Cuidados
É um cão leal e muito apegado à família. Tem um instinto natural de proteção e irá proteger o seu lar, estando sempre alerta. Tem um ótimo relacionamento com crianças, devendo ser acostumado desde pequeno com a companhia delas. Geralmente reservado com estranhos. Sendo altamente adestrável, não deve ser agressivo.
Sua pelagem deve ser escovada semanalmente para evitar nós. Necessita de bastante atividade física, sendo recomendado para lares com quintais amplos, ou donos dispostos a realizar atividades físicas.
Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade