Artigos

03/07/2017

Raça da Semana – Shih Tzu

Carinhoso, brincalhão e encantador.

 
País de Origem: Tibet
Grupo: Câes de companhia
Função: Companhia
 
Poucos cães são tão bonitos quanto um Shih Tzu bem preparado. Com seus olhos grandes e escuros, temperamento amigável e uma expressão doce, essa raça tem encantado a todos através dos séculos. Não é à toa que por mais de mil anos criadores se dediquem tanto a esse pequeno "Cão Leão".
 
História da Raça
A data exata da origem da raça não é conhecida, no entanto temos registros em documentos, pinturas e obras de artes, datadas de 624 d.C. que retratam estes cães. Durante a dinastia Tang (618 a 907 dC), a corte chinesa foi presenteada pelo rei de Viqur com um casal de cães vindos de Fu Lin (região do império Bizantino). Outra teoria em relação a introdução da raça na China foi registrada em meados do século 17, quando cães foram trazidos do Tibete para a corte chinesa, sendo criados na cidade de Pequim.
Como representado na arte Oriental, esses pequenos cães eram semelhantes a leões, de fato "Shih Tzu" quer dizer leão. O Shih Tzu é relatado como o menor e mais antigo dos cães sagrados tibetanos, sendo associado a divindade budista.
Esses cães trazidos do Tibete foram criados na China, e então o Shih Tzu que conhecemos hoje se desenvolveu. Sabe-se também que durante a Dinastia Ming (1368 - 1644 a.D.) os Shih Tzus eram os animais de estimação da família real e que eram altamente adorados por eles.
Com a Revolução Comunista da China, a raça ficou quase extinta. Todos os exemplares de hoje são descendentes de quatorze cães restantes que foram usados para reprodução; sete fêmeas e sete machos, sendo a maior parte deles exportados para a Inglaterra, onde o trabalho com a raça foi retomado.
Da Inglaterra, o Shih Tzu foi levado para outros países da Europa, Austrália e Estados Unidos, rapidamente sendo apreciada no mundo todo. Atualmente o Shih Tzu é uma das raças mais queridas e populares do Brasil.
 
Características e Cuidados
Shih Tzus são alegres, bons cães de colo e ótima companhia para brincar também. Eles estão sempre animados. São apegados à família e tem bom relacionamento com crianças e outros animais. São cães que adoram participar de tudo com a família e vai adorar te seguir pela casa toda em busca de atenção e carinho.
Uma escovação diária é muito importante para manter uma pelagem livre de nós, brilhante e sedosa, assim como banhos semanais. Sua pelagem requer muito cuidado, mas o trabalho diário não levará muito tempo e pode ser uma atividade prazerosa para você e para o cão.
Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade