Artigos

26/06/2017

Raça da Semana – Setter Gordon

Leal, confiante e afetuoso. 

Grupo: Cães de caça
Função: Cão de busca e aponte
País de Origem: Grã-Bretanha
 
O Setter Gordon é o maior e mais maciço dentre todas as variedades de Setters. A pelagem impressionante consiste de um preto brilhante e predominante e marcações bronze, que lhe dão uma expressão sábia e bondosa. São caçadores natos, excelentes nadadores e de um faro muito aguçado. Esses cães foram criados para serem resistentes e assim suportar o terreno difícil de sua terra natal.
 
História
O Setter Gordon é originário da Escócia e sua linhagem é datada no início do século 17. Acredita-se que dentre as raças utilizadas para a constituição do Gordon, estão outros cães Setters, principalmente o Irlandês, o Collie e até mesmo o Bloodhound. O talento nato para caça logo tornou a raça popular na Escócia, tendo grande destaque no canil do Duque de Gordon, que trabalhou no desenvolvimento da raça, desenvolvendo as características atuais. Sua contribuição para raça foi tão importante que ela ficou então conhecida pelo seu nome.
A raça foi importada para os Estados Unidos em 1842, e em 1891 foi fundado o primeiro clube americano de Setter Gordon.
 
Características e Cuidados
Embora sejam incrivelmente inteligentes, eles não irão obedecer cegamente, podendo por vezes parecer bem teimoso. Seu treinamento exige paciência e firmeza. É um cão muito corajoso e amável, não sendo bom como guarda. De todos os Setters, é o mais reservado com estranhos, porém será sempre muito dócil. Tem um excelente relacionamento com crianças e outros animais, sendo muito bondoso e gentil.
Como todo Setter, o Gordon é um esportista e precisa de exercícios diários. É um cão recomendado para ficar em uma área relativamente grande onde tenha espaço para que ele possa correr e se exercitar. A falta de exercícios pode torná-lo inconveniente com latidos em excesso e comportamento destrutivo.
São cães muito saudáveis e o principal cuidado será com a pelagem. O Setter Gordon requer uma escovação diária e um trimming (tosa da raça) mensal, tornando sua manutenção um pouco mais custosa.
Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade