Artigos

19/06/2017

Raça da Semana – Fox Terrier Pelo Duro

Confiante, alerta e encantador.

Grupo: Cães Terrier
Função: Caça e companhia
País de Origem: Grã-Bretanha
 
Com expressão sempre alerta e pronta para entrar em ação com o menor estímulo, o Fox Terrier Pelo Duro é um típico Terrier. Ativo, amigável e brincalhão, é uma raça que responde muito bem a treinamento. Sua pelagem dura e densa é de cor predominantemente branca com manchas negras ou cor bronze.
 
História
A palavra terrier deriva da latina terra e descreve perfeitamente a função dos cães deste grupo. São cães utilizados para caças em tocas, a procura de animais de diversos tamanhos, e o Fox Terrier é um excelente exemplar desse grupo.
O Fox Terrier é uma raça muito antiga. Sabe-se que, no século 16, estes cães já eram utilizados em caçadas na Grã-Bretanha, sendo organizado um padrão oficial no século 17, pois até então compartilhavam o mesmo com o Fox Terrier de Pelo Liso, sendo atualmente considerados duas raças distintas.
O Fox Terrier era utilizado para retirar as raposas de suas tocas. Os caçadores utilizavam cães do tipo Hound, maiores e mais pesados, para farejá-las e persegui-las, e quando se entocavam, os Fox Terriers entravam em ação.
 
Características e Cuidados
Como todo Terrier, é um cão que possui muita energia e estará sempre disposto a brincar, devendo ter uma dose diária de exercícios, pois pode tornar-se destrutivo. É muito apegado a sua família, tendo prazer em fazer companhia. Tem um ótimo relacionamento com crianças e outros cães.
Sua pelagem dura e densa requer uma escovação diária e tosas regulares. Mas, no geral, são fáceis de manter, por não soltarem muito pelo. Não possui predisposição genética a alguma doença específica, sendo bem resistente como um bom terrier.
Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade