Artigos

05/06/2017

Raça da Semana – Welsh Corgi Pembroke

Inteligente, alerta e cativante.

Grupo: Cães pastores
Função: Companhia e pastoreio
País de Origem: Grã-Bretanha
 
Baixo, forte e robusto, dentre os cães pra companhia dentro de casa, o Welsh Corgi Pembroke está entre os mais agradáveis, e ainda é um forte concorrente em muitas atividades, como pastoreio e obediência. Ganhou popularidade como os cães da Rainha Elizabeth. É uma raça separada do Welsh Corgi Cardigan. Embora muito parecidos, os Pembrokes possuem um corpo mais curto, orelhas eretas e uma cauda curta. A pelagem pode ser vermelha, sable, fawn, black and tan com ou sem marcas brancas.
 
História
O Welsh Corgi Pembroke foi de grande ajuda para os fazendeiros no País de Gales. Apesar da semelhança com os Cardigans, essa raça foi desenvolvida separadamente em Pembrokeshire, e era utilizada no pastoreio de ovelhas e gado, mordiscando os calcanhares para conduzi-los.
Os ancestrais diretos do Pembroke foram trazidos por tecelãs flamengas ao chegarem à Inglaterra, por volta do ano 1.100 D.C. onde foram levados para o País de Gales. Embora a tecelagem fosse a principal atividade flamenga, eles eram também agricultores, e utilizaram os cães trazidos por eles para desenvolverem a raça.
Em relação ao Cardigan, o Pembroke tem o corpo mais curto e compacto, as pernas são mais lisas e de pelagem mais fina. As principais diferenças estão na cauda e nas orelhas. As orelhas dos Cardigans são arredondadas, enquanto as dos Pembrokes são mais pontudas e eretas. A cauda dos Cardigans e longa, diferente dos Pembrokes que possuem uma cauda curta. No temperamento também nota-se uma leve diferença; os Pembrokes são mais alertas e agitados.
 
Características e Cuidados
Pembrokes são cães muito inteligentes e sensíveis, que respondem bem a treinamentos. Criados para trabalhar com o pastoreio, são cães trabalhadores e destemidos. É um cão que está sempre alerta e pronto para dar o alarme, o que o faz um bom cão de guarda também. Tem ótimo relacionamento com crianças e outros animais, sendo um dos cães mais leais e amorosos para companhias.
Não necessitam de muitos cuidados, apenas uma pequena caminhada diária e uma escovação semanal.
Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade