Artigos

22/05/2017

Raça da Semana – Mastim Napolitano

Um cão extraordinário para homens comuns.

Grupo: Cães de guarda e utilidade
Função: Cão de guarda e defesa
País de Origem: Itália
 
Com certeza você nunca viu nada igual a um Mastim Napolitano. Uma cabeça maciça e uma estrutura poderosa são algumas características únicas desse guardião majestoso e surpreendente.
 
História
O Mastim Napolitano é um cão de guarda originário da Itália, e a raça tem raízes nos antigos cães de guerra utilizados pelo exército romano.
Nos últimos dois milênios a raça se popularizou na Itália, sendo conhecida como "um cão extraordinário para homens comuns", sendo utilizada para guarda na maioria das fazendas italianas. Ao longo dos séculos os criadores aprimoraram a raça para torná-lo mais eficaz na guarda, preservando a estrutura pesada, tamanho gigante, e peles soltas. De fato, a raça foi aperfeiçoada, para que possíveis invasores ficassem amedrontados já com a aparência do cão.
Após a devastação da Segunda Guerra Mundial, a raça foi reconhecida como um tesouro italiano, e passou então por mais um refinamento nos últimos 60 anos até chegar a essa forma atual. Um padrão da raça foi desenvolvido pela primeira vez em 1948 e o Mastim então conquistou seu lugar de direito no mundo internacional dos cães. Vários criadores se empenharam no desenvolvimento do cão nesse período pós-guerra, realizando exposições para aperfeiçoar e promover a raça.
Apesar do Mastim Napolitano ser oficialmente reconhecido como raça recentemente, há pinturas e estátuas datadas de 3000 anos antes de Cristo, que retratam cães semelhantes utilizados em guerras do Egito, Pérsia e Ásia. Até mesmo Alexandre, o Grande, teve uma significativa colaboração no desenvolvimento e preservação do Mastim.
O Mastim também teve um papel importante no desenvolvimento de outras raças, como o Rottweiler e o São Bernardo.
 
Características e Cuidados
A aquisição de um Mastim Napolitano deve ser muito bem analisada, pois é um cão grande e, portanto, necessita de espaço. Não requer muita atividade física, mas deve ser treinado e sociabilizado desde filhote para evitar um comportamento indesejado, como a agressividade por exemplo. É um guardião por natureza, e muito leal a seus familiares, sendo muito bom e carinhoso com crianças e membros da sua família.
O pelo não requer muitos cuidados, não necessitando de uma escovação regular, mas deve-se ter muito cuidado com a pele, fazendo uma higienização correta para evitar fungos.
Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade