Artigos

17/05/2017

Registro Inicial

Você tem um cão de raça pura, mas os pais não tem pedigree? Saiba como registrá-lo e as principais dúvidas sobre esse certificado.

O que é?
O Registro Inicial é o tipo de documento tirado para cães de raça pura que por alguma razão não têm antepassados registrados. Ele tem como objetivo tirá-los da clandestinidade para que possam buscar os benefícios de uma associação cinófila.
A SOBRACI tem como oficial o padrão feito pelo país de origem das raças. Através do registro poderemos dar suporte ao proprietário, informando o que se deve buscar para o aprimoramento da raça.
 
O que é necessário para obter esse registro?
É necessário que o cão apresente todas as características de acordo com o padrão oficial da raça, lembrando que o registro inicial não é um atestado de beleza, ele é um certificado de que o cão é de raça pura, atendendo aos mínimos critérios exigidos pela raça.
 
Como registrar?
Primeiramente, o proprietário deve ser filiado a SOBRACI. Existem duas formas que se alternam entre si para se obter o Registro Inicial de um cão:
 
1) Levar o cão em uma das exposições realizadas pela SOBRACI e apresentá-lo ao juiz, que o analisará e em seguida emitirá um parecer através de laudo de tipicidade.
 
2) Levar o cão até um Núcleo SOBRACI, com dia e hora marcada para análise, ou proceder o registro de forma moderna e tecnológica: hoje podemos avaliar o cão por foto ou vídeo, pois possuímos um sistema informatizado que permite a avaliação à distância, sempre seguindo o passo a passo dos protocolos de validação.
 
No ato desta avaliação, o cão deverá ser fotografado para que conste em nossos arquivos a conformação física do mesmo.
Estas fotos deverão ser: lado esquerdo, lado direito, traseira, frente e parte superior do cão. Não iremos analisar a beleza, mas sim as características mínimas segundo o padrão de cada raça emitido pelo país de origem. Todas as informações enviadas pelo criador ou proprietário são de inteira responsabilidade do informante, cabendo a SOBRACI somente o processo cartorário e avaliação visual.
 
Quanto custa?
O pedigree inicial tem o valor de R$ 100,00, referentes à emissão do documento e à avaliação de um juiz autorizado da SOBRACI.
Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade