Artigos

15/05/2017

Raça da Semana – Maltês

Gentil, charmoso e brincalhão.  

 
Grupo: Cães de luxo
Função: Cão de colo e companhia
Origem: Itália
 
Um cão de companhia, pesando menos de sete quilos, revestido por uma longa e sedosa pelagem branca. Este rosto branco, com olhos e nariz negros tem encantado criadores através dos séculos, sendo animais de estimação muito saudáveis e adaptáveis.
 
História da Raça
O Maltês, o antigo cão de Malta, é conhecido como um aristocrata do mundo canino por mais de 28 séculos. Há registros de que na época do Apóstolo Paulo, o governador romano de Malta, Publius, era muito apegado ao seu Maltês de estimação chamado Issa. Registros literários contam que o Maltês mantinha um lugar de grande estima e privilégio em famílias nobres e reais.
Devido à antiguidade da raça, não se sabe ao certo sua origem, sabe-se que entre os séculos 17 e 18 foram realizados alguns cruzamentos para diminuir um pouco o tamanho do cão.
 
Características e Cuidados
É um cão aristocrático, não requer muito exercício e gosta de estar perto, na companhia do dono. É por vezes teimoso, mas com um pouco de paciência responde bem a treinamentos baseados em recompensas. Sua pelagem necessita de uma escovação diária. Por der muito trabalhoso, alguns proprietários preferem tosá-lo.
 
Curiosidades
- Um modelo mais afinado de Maltês foi encontrado em uma tumba no Egito, nos levando a crer que essa raça era também adorada pelos antigos egípcios.
- Na Grécia antiga, os gregos construíam tumbas para os seus Maltês.
Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade