Artigos

27/04/2017

Raça da Semana – Doberman

Destemido e leal

Grupo: Cães de guarda e utilidade
Função: Cão de guarda e companhia
País de Origem: Alemanha
 
Um cão de porte médio, musculoso, veloz e resistente. Tudo isso combinado com uma postura elegante e nobre. Essas entre outras características destacam o Doberman que, quando bem treinado, prova ser um bom amigo e um excelente guardião.
 
História da Raça
A raça surgiu na Alemanha, por volta de 1890, e seu nome se deve a Louis Doberman, um coletor de impostos da época que desejava um cão de porte médio para acompanha-lo durante seu trabalho, que fosse um excelente guardião e ao mesmo tempo um bom companheiro. Para alcançar seu objetivo, foram utilizados exemplares de Pischer e Rottweiler, entre outros, e assim surgiram os primeiros exemplares do Doberman, que inicialmente tinham a cabeça mais arredondada e ossatura mais pesada, sendo refinado com o tempo.
Logo, devido sua facilidade de treinamento, o Doberman estava sendo utilizado na polícia e exército alemão.
 
Características e Cuidados
O Doberman está sempre alerta, é um cão que está atento a tudo o que o torna um excelente cão de guarda, ao mesmo tempo em que é muito afetuoso com seus familiares, tornando-o também um excelente companheiro. É um guardião e pode ser temperamental com estranhos, mas um bom Doberman é muito carinhoso e submisso às pessoas que convivem com ele. Tem característica dominante, não sendo aconselhado manter dois machos juntos.
Os cuidados com o pelo são mínimos, os maiores cuidados talvez estejam relacionados com os exercícios. São cães com muita energia, por isso recomenda-se exercitá-lo regularmente, pois, caso fique entediado, pode começar a destruir coisas para se entreter.
Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade