Artigos

18/04/2017

Exposição de Cães

Dúvidas Frequentes

Ao assistir uma exposição de cães alguns expectadores podem se sentir completamente perdidos em relação a alguns aspectos desse show. Aqui estão algumas respostas a perguntas básicas que ajudarão a esclarecer alguns pontos.
                                                                                
Quem participa de uma exposição de cães?
A maioria dos “handlers” (apresentadores dos cães) é profissional. Eles passaram muito tempo selecionando e preparando os seus cães, ou de outros criadores, para participar do evento. Eles tem a responsabilidade de preparar e apresentar os cães, cuidando de todas as suas necessidades para que o cão se sinta o mais confortável possível, contando muitas vezes com a ajuda de assistentes.
Temos também os juízes, responsáveis por avaliar os cães. Esses juízes são criadores, handlers e membros da Sobraci, muitas vezes desempenham todas essas funções. Para ser um juiz da Sobraci é necessário ser aprovado em um curso de árbitros, sendo assim habilitado a julgar em uma exposição. O núcleo que promove o evento seleciona os árbitros que participarão.
 
Como um cão é avaliado?
O juiz compara cada cão com o padrão estabelecido de sua raça. O padrão da raça é um guia escrito, que enfatiza quais características definem a raça e as qualidades que devem existir para realizar o trabalho para o qual a raça foi originalmente criada, incluindo aspectos físicos e temperamentais. Disponibilizamos em nosso site o padrão aprovado pela Sobraci de cada raça reconhecida.
 
Como é a participação do cão?
Os cães são primeiramente divididos em raças, onde competirão entre si. Aqueles selecionados como o melhor de cada raça concorrerão em uma divisão de grupos, que caracterizam as raças de acordo com o propósito pelo qual foram originalmente criadas, por exemplo, há grupos de cães de caça, guarda, companhia, etc. Os melhores de cada grupo concorrerão então ao prêmio de “Melhor da Exposição”.
 
Por que cães mestiços ou sem raça definida não participam?
As exposições de cães tem uma finalidade: a preservação e melhoria das raças. Por trás dos holofotes e da competição, uma exposição é essencialmente uma exibição de reprodutores, onde criadores se reúnem para exibir seu trabalho e ter uma avaliação de um especialista. Sendo assim não haveria propósito ou critérios para avaliar um cão sem raça definida ou sem pedigree.
Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade