Artigos

17/04/2017

Raça do Mês – Afghan Hound

Leal, amável e independente.

Grupo: Cães de caça e presa
Função: Cão de caça e companhia
País de Origem: Afeganistão
 
História da Raça
Desde a antiguidade, os Afghan Hounds são famosos e apreciados por sua beleza e elegância. Mas sua pelagem longa e densa nem sempre serviu apenas para destacá-los por onde quer que passem. No passado, foi uma ferramenta muito importante para protegê-los do clima severo das regiões montanhosas de seu país de origem.
No interior de todo seu porte glamoroso, temos um caçador nato, potente e ágil, desenvolvido para suportar longas caçadas nos mais difíceis terrenos. Desenvolveu patas longas e almofadadas, que agem como amortecedores e foram muito úteis nos inóspitos solos do Oriente Médio.
Pouco se sabe a respeito da origem do Afghan Hound. Aceita-se que ancestrais da raça foram desenvolvidos no Oriente Médio, e levados ao Afeganistão pelos persas. E foi lá que a raça então desenvolveu sua pelagem, para proteção contra o frio das montanhas.
Esses cães habitavam o Nordeste do Afeganistão e há uma crença naquela região de que os Afghans entraram na Arca de Noé. Esculturas em cavernas retratam cães semelhantes, no entanto, foram feitas por invasores da Ásia, comandados por Alexandre, o Grande.
Em 1921, a raça foi levada para a Europa, na Escócia. Da Escócia foi posteriormente levada para outros países europeus e, em 1938, chegaram os primeiros exemplares da raça nos Estados Unidos, onde ganhou popularidade.
 
Características e Cuidados
É um cão muito tranquilo, porém é naturalmente um caçador, portanto necessita de uma dose regular de exercícios. Por ser pacífico, tem bom relacionamento com crianças e outros cães. Ser independente é uma forte característica da raça, não é um cão que sente a necessidade de estar perto do seu dono o tempo todo, e não espere que ele venha até você sempre que for chamado.
A pelagem necessita de cuidados especiais, sendo recomendada uma escovação a cada dois ou três dias.
 
Curiosidades
- Pablo Picasso tinha um Afghan Hound chamado Kabul. Ele pintou em 1962 o quadro “Femme Au Chien” onde é retratado um Afghan. Este quadro foi vendido em 2012 por mais de 10 milhões de dólares.
- O primeiro cão a ser clonado foi um Afghan, em 2005, chamado Snuppy.
Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade