Artigos

21/03/2017

Quanto tempo vivem os cães?

Saiba qual a média de vida de algumas raças

É fato que os seres humanos têm muito mais tempo de vida do que os cães. Embora todos desejem que nossos amigos de quatro patas permaneçam conosco durante toda a nossa vida, saber qual a longevidade média dos cachorros ajuda a nos prepararmos para os futuros cuidados de que precisarão principalmente na fase mais idosa, garantindo o bem estar deles.

Há vários fatores que determinam o tempo de vida dos cães, incluindo tamanho, raça e saúde geral do animal, e que podem nos auxiliar a responder perguntas como: Quanto tempo os cães vivem? Como posso ajudar o meu cachorro a viver por mais tempo?

Raças pequenas
A expectativa de vida média dos cães de pequeno porte varia de 10 a 15 anos, com algumas raças vivendo até 18 anos. Em geral, os cachorros pequenos vivem mais tempo do que os maiores, o que faz com que sejam uma boa escolha para aqueles que querem um companheiro de longa duração.

- Chihuahua: 15-17 anos

- Yorkshire Terrier: 12-15 anos

- Spitz Alemão: 14-16 anos

- Shih Tzu: 12-15 anos

- Lhasa Apso: 12-15 anos

- Maltês: 12-15 anos


Raças médias
As raças de porte médio variam das menores (como o Buldogue Francês) até as maiores (como o Australian Shepperd). A média de vida dos cães desse tamanho é de 10 a 13 anos, com alguns deles podendo viver ainda mais!

- Shar-Pei: 12-14 anos

- Cocker Spaniel: 13-15 anos

- Poodle: 12-15 anos

- Buldogue Inglês: 10-12 anos

- Buldogue Francês: 11-13 anos

- Chow Chow: 11-13 anos


Raças grandes
A expectativa de vida média para raças grandes é de 8 a 12 anos. Isto inclui cães como Pastor Alemão, Golden Retriever, Labrador e Rottweiler, até raças gigantes como o Dogue Alemão, São Bernardo e Mastiffs. Em geral, os cachorros de raças gigantes tendem a viver entre 8 e 10 anos, enquanto cães grandes vivem de 10 a 12 anos.

- Dogue Alemão: 8-10 anos

- Bernese Mountain Dog: 7-10 anos

- Irish Wolfhound: 8-10 anos

- Terra Nova: 10-12 anos

- Schnauzer Gigante: 10-12 anos

- Rottweiler: 10-12 anos

- São Bernardo: 10-12 anos

- Akita: 11-15 anos


O que fazer para o seu cão viver melhor e por mais tempo:
- Alimente-o de forma saudável: o tipo de ração e a quantidade oferecida devem ser de acordo com o tamanho do cachorro e com a fase da vida em que ele se encontra.

- Mantenha-o no peso ideal: para isso basta seguir uma alimentação balanceada aliada a exercícios físicos. O cachorro no peso adequado se mostra saudável, esperto, brincalhão e muitas vezes incansável!

- Esteja com as vacinas atualizadas: a vacinação é a melhor forma de proteger o cão contra doenças infecciosas. Além disso, manter as vacinas em dia é fundamental para que o pet não corra riscos em casos de cirurgias e fique mais seguro caso conviva com outros cães e animais.

- Conheça as doenças que podem estar relacionadas à raça e seus sintomas: algumas raças apresentam determinadas características que podem resultar em problemas clínicos no futuro. Saber identificar os sintomas das principais doenças é importante para buscar com antecedência o tratamento necessário.

- Leve-o ao veterinário regularmente para prevenção de doenças: é muito comum as pessoas procurarem um veterinário apenas enquanto seus cães são filhotes ou quando há algum problema visível com eles, porém esse é um grande erro! Os cachorros adultos e com uma boa saúde também devem ir ao veterinário com certa frequência para fazer um check-up e avaliar suas condições físicas.

Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade