Artigos

21/02/2017

Cães idosos – Cuidados especiais

Descubra quais medidas são importantes nessa fase

Cães idosos precisam de cuidados especiais nessa fase mais avançada de suas vidas. Além de exames regulares com um médico veterinário, é necessária também uma atenção maior com sua alimentação!

Como as necessidades calóricas são menores em cachorros mais velhos, você deve optar por uma dieta baixa em calorias e rica em vitaminas, a fim de evitar a obesidade. Ofereça alimentos macios para que a mastigação seja fácil, já que os cães idosos possuem dentes desgastados e perdem alguns outros.

Problemas nas articulações são comuns entre eles, sendo que muitas vezes os veterinários indicam um suplemento nutricional que ajuda a amenizar o desconforto do pet. Aliado a exercícios físicos regulares e moderados, esse acompanhamento na dieta contribuirá muito para que o cachorro aproveite bem essa fase com o mínimo de complicações possíveis. As atividades físicas continuam sendo importantes, pois irão evitar atrofias nas articulações, ossos, musculatura e sistema cardiovascular do animal.

É fundamental proporcionar espaços adequados para seu descanso, pois o cão ficará deitado por mais tempo. Mantas e colchões são ótimos para combater o aparecimento de feridas ou calosidades.

Veja mais algumas dicas de como adaptar a rotina ao seu cãozinho idoso:

- Evite caminhadas longas e em um ritmo mais acelerado. Prefira exercícios em um ritmo confortável para o cachorro;
- Os banhos devem ocorrer em dias ensolarados e o cão precisa ser secado imediatamente para que não desenvolva doenças respiratórias. A escovação do pelo deverá ser semanal, a fim de evitar o aparecimento de problemas dermatológicos;
- Evite a permanência do pet em locais que possam ter riscos de acidentes, como lances de escada ou pisos escorregadios;
- Mantenha o cachorro longe de áreas com temperaturas muito altas e/ou correntes de ar para evitar problemas de saúde.

Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade