Artigos

14/02/2017

Registro Inicial

Confira o que é necessário para obter esse documento

O Registro Inicial é o tipo de documento tirado para cães de raça pura que por alguma razão não têm antepassados registrados. Ele tem como objetivo tirá-los da clandestinidade para que possam buscar os benefícios de uma associação cinófila. 
A SOBRACI tem como oficial o padrão feito pelo país de origem das raças. Através do registro poderemos dar suporte ao proprietário, informando o que se deve buscar para o aprimoramento da raça.


Como registrar?
Para obter o Registro Inicial do seu cão, basta que ele seja de raça pura e apresente todas as características raciais de acordo com o seu consagrado padrão.
Após a aprovação do cão e o registro, cabe a SOBRACI fornecer os respectivos certificados de registros e todos os outros diplomas legais pertinentes ao criador e/ou proprietário após o pagamento das devidas taxas de registro.

Todos os cães que obtiverem o Registro Inicial receberão a sigla RI e o número do microchip em seu nº de registro no Certificado de Registro Genealógico.

Por se tratar de um Registro Inicial, os dados da árvore genealógica não são obrigatórios no momento do registro.
Se somente o pai ou a mãe do cão a ser registrado já possuir o Registro Genealógico, esses dados poderão aparecer em sua árvore genealógica, mas o cão continua obtendo o Registro Inicial.

Se um dos pais for registrado e o proprietário do cão a obter o Registro Inicial desejar que em seu Certificado de Registro Genealógico conste a Árvore Genealógica, deverá ser remetida a SOBRACI junto com a documentação exigida uma cópia do Certificado de Registro Genealógico e uma declaração do proprietário do padreador ou matriz, declarando que o cão a ser registrado é filho do cão de sua propriedade.

Primeiramente, o proprietário deve ser filiado a SOBRACI. Existem duas formas que se alternam entre si para se obter o Registro Inicial de um cão:
1) Levar o cão em uma das exposições realizadas pela SOBRACI e apresentá-lo ao juiz, que o analisará e em seguida emitirá um parecer através de laudo de tipicidade.
2) Levar o cão até um Núcleo SOBRACI, com dia e hora marcada para análise, ou proceder o registro de forma moderna e tecnológica: hoje podemos avaliar o cão por foto ou vídeo, pois possuímos um sistema informatizado que permite a avaliação à distância, sempre seguindo o passo a passo dos protocolos de validação.

No ato desta avaliação o cão deverá ser fotografado para que conste em nossos arquivos a conformação física do mesmo.

Estas fotos deverão ser: lado esquerdo, lado direito, traseira, frente e parte superior do cão. Não iremos analisar a beleza, mas sim as características mínimas segundo o padrão de cada raça emitido pelo país de origem. Todas as informações enviadas pelo criador ou proprietário são de inteira responsabilidade do informante, cabendo a SOBRACI somente o processo cartorário e avaliação visual.

Acesse http://sobraci.com.br/registro-inicial.php e baixe o formulário de Registro Inicial, preencha-o corretamente, assine e o envie pelo correio ou escaneado para o e-mail contato@sobraci.com.br

Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade