Artigos

08/02/2017

Latidos em excesso

Saiba quais são as possíveis causas e soluções para esse problema

Seu cão late demais? Está começando a ter problemas com os vizinhos?

Latir é uma forma natural de comunicação dos cachorros, porém quando em excesso pode causar problemas não apenas para os ouvidos humanos, como também gerar estresse para o próprio animal. Confira algumas razões que podem estar estimulando seu cão a latir sem parar e dicas para controlar isso.

 

Falta de exercícios
Cães sem nenhuma atividade física são muito mais propensos a problemas comportamentais, inclusive latir em excesso. Procure exercitá-lo diariamente com brincadeiras e passeios, de acordo com a necessidade da raça.

O adestramento pode ser uma boa opção. Busque sempre utilizar algum comando que o animal conheça, antes de agradá-lo com um petisco, carinho ou brinquedo. Os passeios diários são excelentes para os cachorros porque, além de ajudá-los a gastar suas energias, a interação com o dono durante as atividades é muito relaxante e prazerosa para eles.

 

Ficar sozinho
Muitos cães ficam extremamente ansiosos quando estão longe de seus donos, e por isso acabam latindo demais. É possível ajuda-los a ficarem mais tranquilos durante a sua ausência, por meio do adestramento.

Nestes casos o adestramento será focado em treinos para mudança comportamental, estimulando a independência do cachorro, modificando a sua rotina com o aumento de atividades físicas e fazendo a manipulação do ambiente com enriquecimento ambiental, por exemplo.

 

Estímulo é muito importante
Durante essa fase de aprendizado do cão é fundamental recompensá-lo, sempre que possível, por um comportamento correto. Crie situações na qual ele normalmente latiria e, caso não lata, recompense-o com um petisco; se ele latir, deverá ser repreendido imediatamente. A ideia é gerar uma modificação em seu comportamento, mostrando a ele que é muito mais agradável se agir de acordo com a expectativa e com as ordens do seu dono.

Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade