Artigos

31/01/2017

Raça do mês: Golden Retriever

Inteligente, devotado e exuberante

País de Origem: Grã-Bretanha
Grupo: Cães de caça e tiro
Função: Busca

História da raça
Em meados de 1800, a caça era muito popular na Inglaterra e Escócia, tanto por esporte como também por ser uma boa forma de se conseguir alimento, e os retrievers tinham grande destaque nessas funções. Com o intuito de ter um cão de tamanho médio que pudesse se movimentar melhor em matas fechadas e nadar em águas frias, Lord Tweedmouth que vivia na fronteira com a Escócia, na região do rio Tweed, iniciou o desenvolvimento da raça.

Em 1865 ele adquiriu “Nous”, o único filhote amarelo em uma ninhada de Black Wavy-Coated Retriever (retriever de pelo ondulado, descendente do Terra Nova e Labrador), e “Belle”, uma Tweed Water Spaniel (retriever de coloração amarelada, raça já extinta).  Do cruzamento desses dois cães nasceram quatro filhotes amarelos, e mais tarde foram acrescentadas outras raças nesse processo, como por exemplo, o Setter Irlandês.

No final do século XIX foi concretizado na Inglaterra o Golden Retriever, sendo a princípio considerado um Flat Coated Retriever “de outra cor”, sendo que em 1913 surgiu o Club do Golden Retriever na Grã-Bretanha, fazendo com que a raça ganhasse um status separado.

Hoje a versatilidade, inteligência e personalidade do Golden Retriever, combinadas com sua incrível beleza, o tornaram uma das raças mais populares do mundo.

Temperamento
O Golden Retriever é muito alegre, extremamente dócil e de natureza protetora, ótimo companheiro da família e uma raça que faz amizade fácil com adultos, crianças e outros animais. Por ser muito ativo, recomenda-se uma dose regular de exercícios físicos e mentais diários, sendo que ele gosta especialmente de brincadeiras que envolvam buscas, adora estar em contato com a água e trazer coisas na boca.

Sua obediência competitiva e inteligência são impressionantes: por possuírem ótima memória, os cães dessa raça aprendem facilmente os comandos e orientações que recebem, sendo fáceis de adestrar. Como são muito sociáveis, amáveis e aceitam carinho de qualquer pessoa, não são bons cães de guarda.

Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade