Artigos

27/12/2016

O filhote chegou! E agora?

Primeiros cuidados para receber um filhote em casa

  • Alimentação: prefira uma ração super premium sem corantes e conservantes, que deve ter a quantidade definida de acordo com as recomendações da embalagem para o porte, peso e idade do seu cãozinho. A água deve estar sempre disponível e ser filtrada ou mineral. É importante não oferecer outros alimentos para o cão até concluir o protocolo de vacinação do seu veterinário.

  • Vermifugação e vacinação: o veterinário estabelecerá um protocolo de vermifugação e vacinação adequado para seu filhote. O vermífugo irá protegê-lo de infestações parasitárias e as vacinas irão ajudá-lo a construir uma barreira imunológica para as principais doenças virais da sua região, que incluem a parvovirose, leptospirose, cinomose e raiva.

  • Pulgas e carrapatos: além de incomodar o animal, esses parasitas comprometem sua saúde e bem estar. A indústria pet oferece diversas opções para combatê-los e prevenir infestações, que são comercializadas em forma de spray, pipetas, shampoos e comprimidos. O veterinário te ajudará a escolher a melhor solução para seu novo amiguinho!

  • Banho: os cães não necessitam de banhos tão frequentes como os seres humanos. Como um filhote só deve ir ao banho e tosa após tomar todas as doses de vacina, por enquanto faça a higiene do seu cãozinho apenas com lenços umedecidos apropriados. Se o banho for realmente necessário, faça com água morna nos horários mais quentes do dia, usando um shampoo neutro para filhotes e sem deixar entrar água nos olhos e ouvidos. Enxugue bem o filhote e mantenha-o aquecido e protegido.

  • Ambiente e bem estar: um filhote precisa de um local que o proteja do calor e do frio intensos, do sol e da chuva. Seu abrigo não deve conter objetos que possam ser ingeridos ou que sejam tóxicos. Eles precisam de um piso não escorregadio para poder correr e brincar, mas também necessitam de descanso e silêncio, pois os filhotes dormem durante boa parte do tempo.
    As regras e ordens para eles devem ser claras e constantes, para que aprendam os comandos e obediência básica. E o principal: dê muito amor ao seu cãozinho e ele será eternamente agradecido!
Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade